Como o Copilot afeta a produtividade no trabalho: Veja a opinião dos primeiros usuários da IA como copiloto
- 02/07/2024
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Lançado no início de 2023, o Copilot para Microsoft 365 foi a aposta para reduzir a dívida digital e aumentar a produtividade, deixando os usuários livres para focar apenas no trabalho que é exclusivamente humano. Mas a questão mais falada é: A IA generativa realmente transforma o modo de trabalhar?
Novos dados mostram que os ganhos de produtividade são reais. A Microsoft realizou uma série de pesquisas e experimentos para entender como o Copilot funciona na prática. Segundo a opinião dos primeiros usuários, o Copilot torna as pessoas mais criativas e produtivas, além de economizar tempo. Os usuários não querem voltar a trabalhar sem ele: 77% disseram que não querem desistir.
A expectativa é que esse seja apenas o começo. A Microsoft acredita que o aumento do uso da IA generativa no trabalho não apenas transforma a produtividade, como é capaz de elevar toda a capacidade de uma organização. O Copilot define uma nova linha de base, onde cada funcionário ganha as habilidades para escrever, projetar, codificar, analisar dados e muito mais. E amplifica a expertise, levando o trabalho do bom ao excepcional.
Sumário
ToggleO Impacto do Copilot ao Primeiro Olhar
Em pesquisa realizada pela Microsoft, algumas opiniões se destacaram:
- 70% dos usuários do Copilot disseram que eram mais produtivos e 68% disseram que melhorou a qualidade de seu trabalho.
- No geral, os usuários foram 29% mais rápidos em uma série de tarefas (pesquisar, escrever e resumir).
- Os usuários foram capazes de se envolver em uma reunião perdida quase 4x mais rápido.
- 64% dos usuários disseram que o Copilot os ajuda a gastar menos tempo processando e-mails.
- 85% dos usuários disseram que o Copilot os ajuda a chegar a um bom primeiro rascunho mais rápido.
- 75% dos usuários disseram que o Copilot “me economiza tempo encontrando o que preciso em meus arquivos”.
- 77% dos usuários disseram que, uma vez que usaram o Copilot, não queriam desistir dele.
Os ganhos na produtividade com o uso do Copilot
Para coletar opiniões sobre o uso do Copilot, a Microsoft realizou entrevistas com 297 usuários do Programa de Acesso Antecipado do Copilot para Microsoft 365. O foco da entrevista era saber como os profissionais estavam usando o Copilot, desde reuniões a elaboração de documentos. No geral, eles relataram ganhos de produtividade e economia de tempo consistentes com os ganhos que os desenvolvedores experimentaram usando o GitHub Copilot.
Os usuários do Copilot são mais produtivos — e concluem o trabalho mais rapidamente:
- 70% dos usuários do Copilot disseram ser mais produtivos.
- 73% disseram que poderiam concluir tarefas mais rapidamente.
- 64% disseram que o Copilot os ajuda a gastar menos tempo processando e-mails.
- 85% disseram que o Copilot os ajuda a chegar a um bom primeiro rascunho mais rápido.
- 87% disseram que o Copilot facilita o início de um primeiro rascunho.
- 86% disseram que o Copilot torna mais fácil recuperar o que perderam.
- 84% disseram que o Copilot facilita a ação após uma reunião.
- 75% disseram que o Copilot economiza tempo encontrando o que precisa em seus arquivos.
- 71% disseram que economizaram tempo em tarefas mundanas.
Copilot melhora a qualidade e criatividade:
- 68% disseram que melhorou a qualidade do seu trabalho.
- 57% disseram que isso os tornou mais criativos.
- 68% disseram que o Copilot os ajudou a iniciar o processo criativo.
- 72% disseram que isso os ajudou a gerar ideias enquanto escreviam.
Isso ajuda [as pessoas] a chegarem mais rápido às suas ideias... Não está lá para substituí-los, é apenas algo que eles podem usar para turbinar suas ideias."
James Thomas , Chefe Global de Tecnologia, Dentsu Creative
O Copilot está mudando a forma como os usuários gastam seu tempo:
- 67% disseram que o Copilot economizou tempo para que pudessem se concentram em trabalhos mais importantes.
- Em média, os usuários relataram economia de tempo diária de 14 minutos, ou 1,2 horas por semana.
- 22% das pessoas disseram economizar mais de 30 minutos por dia.
- Se os usuários relataram economizar mais de 30 minutos por dia, perguntamos em que eles gastaram esse tempo economizado.
- A principal resposta foi o trabalho de foco (53%), e quase ninguém estava gastando em tarefas administrativas, como a entrada de dados (7%).
- No entanto, a segunda resposta mais comum foi usar esse tempo para reuniões adicionais (16%) – o que poderia ser contraproducente em cima de cargas de reuniões já altas.
- Essas economias de tempo são extraordinárias, mas será fundamental para que todos reinvistam seu tempo reembolsado com sabedoria.
A entrevista também tinha o intuito de entender o quão valioso o Copilot é para os funcionários. Em resposta, os primeiros usuários disseram que, uma vez que trabalharam com o Copilot, eles não querem voltar a trabalhar sem ele.
- 77% não querem renunciar a isso.
- A maioria das pessoas também disse que prefere ter acesso ao Copilot a um almoço gratuito no trabalho – mensalmente (88%), quinzenal (79%) ou semanal (77%).
- 30% chegaram a dizer que o acesso ao Copilot influenciaria na escolha do empregador
Como o Copilot Impacta o Cotidiano da Organização
Além da pesquisa qualitativa, a Microsoft resolveu quantificar os ganhos de produtividade com o uso do Copilot por meio de estudos observacionais em quatro blocos de construção do trabalho de conhecimento: reuniões, e-mail, busca de informações e escrita. Os usuários mais assíduos do Microsoft 365 recebem mais de 250 e-mails por dia, bem como enviam e recebem 150 bate-papos, e as reuniões do Teams por pessoa aumentaram 3x globalmente desde 2022
Estudo #1: Um dia na vida
O primeiro estudo simulou um dia na vida de um trabalhador do conhecimento em uma série de tarefas. Foram divididas 147 pessoas em dois grupos, um trabalhando com Copilot e outro sem. O pedido foi que eles fizessem três tarefas: procurar informações em várias fontes, resumir uma gravação de reunião e escrever uma postagem no blog.
Os usuários do Copilot concluíram tarefas mais rapidamente, preservando a qualidade e a precisão:
- Os usuários foram 29% mais rápidos nas três tarefas, levando 29 minutos e 42 segundos, em comparação com 42 minutos e 6 segundos.
- Apenas para a tarefa de escrita, um primeiro rascunho com o Copilot levou 8 minutos e 12 segundos contra 13 minutos e 48 segundos.
- Nas três tarefas, não houve diferença estatisticamente significante na acurácia.
- Um painel do Large Language Model (LLM) também pontuou os blogs escritos com e sem Copilot. Não houve diferença estatisticamente significante na qualidade.
Copilot realmente levanta o peso do trabalho:
- Os usuários do Copilot não gastam apenas menos esforço, eles sentem que também gastam.
- 85% dos usuários disseram que o Copilot reduziu o esforço para concluir as tarefas.
Estudo #2: A reunião perdida
Nesse estudo o foco era especificamente para o Copilot no Teams, onde é visto o maior uso do Copilot até hoje. Foram divididos 60 funcionários da Microsoft em dois grupos, um com Copilot e outro sem, e pedimos que eles resumissem uma reunião que perderam. A reunião gravada de 35 minutos incluiu conversas cruzadas, debates e discussões fora do tópico para tornar a tarefa mais difícil e dar a sensação de uma reunião real.
- Os usuários do copilot resumiram a reunião quase 4x mais rápido (3,8), em 11 minutos e 13 segundos, em comparação com 42 minutos e 34 segundos.
- Os usuários do Copilot se sentiram 2x mais produtivos.
- Os usuários do Copilot acharam a tarefa 58% menos desgastante.
- Como esperado, observamos uma ligeira diminuição na abrangência. Dos 15 detalhes da reunião para uma pontuação de resumo perfeita, os usuários do Copilot incluíram 11, enquanto os usuários do controle incluíram 12.
Nosso pessoal está vendo melhorias imediatas de produtividade com o Copilot."
Kate Johnson, CEO da Lumen Technologies
Estudo #3: Eficácia do e-mail
Nessa situação, 62 pessoas foram escolhidas para o estudo. Elas precisavam avaliar a clareza e concisão de várias mensagens de e-mail, algumas escritas com a ajuda do Copilot, outras sem. Os participantes do estudo não sabiam quais mensagens foram escritas com o Copilot.
- E-mails escritos com Copilot foram classificados como 18% mais claros.
- E-mails escritos com Copilot também foram classificados como 19% mais concisos.
- Os participantes pontuaram e-mails escritos com o Copilot 25% mais alto: “Não poderia ter dito melhor eu mesmo”.
Estamos vendo um impacto significativo em nossas vidas diárias; Faz diferença quando conseguimos encontrar informações mais rapidamente ou quando nos é mostrado conteúdo relevante. Somos mais ágeis, o Microsoft Copilot está nos ajudando a ter as informações certas na ponta dos dedos."
Sarah Lewandowski, Líder Global de Tecnologia e Inovação, Bayer
Estudo #4: A tensão da busca
Foram reunidos 163 participantes, 80 com Copilot e 83 sem, para a aplicação desse estudo. A tarefa atribuída a eles era reunir informações de várias fontes — procurando informações em arquivos, e-mails e calendários. Foi orientado que imaginassem que estavam ingressando no departamento de compras de uma empresa fictícia. Eles foram encarregados de recuperar informações sobre a política de compras da empresa (exigindo a pesquisa nos arquivos da empresa), sobre que tipo de ajuda seu gerente fictício precisava (exigindo e-mail de pesquisa) e sobre o momento de duas reuniões futuras (exigindo a pesquisa de um calendário).
- Os usuários do copilot foram 27% mais rápidos, terminando em 17 minutos e 54 segundos, em comparação com 24 minutos e 18 segundos.
- Não houve alteração estatisticamente significante na acurácia entre os dois grupos.
Como o Copilot for Sales impulsiona as vendas
Foram pesquisados 133 vendedores da Microsoft que usam o Copilot for Sales pelo menos semanalmente. As conclusões foram as seguintes:
- Em média, os usuários relataram economizar 90 minutos por semana.
- 83% disseram que o Copilot for Sales os torna mais produtivos.
- 79% disseram que isso reduz a quantidade de trabalho administrativo que têm que fazer.
- 78% disseram que isso os ajuda a permanecer no fluxo de trabalho.
- 73% disseram que conseguem concluir tarefas com mais facilidade.
- 68% disseram que podem manter seus sistemas de Customer Relationship Management (CRM) atualizados com menos esforço.
- 67% disseram que conseguem passar mais tempo com seus clientes.
- 64% disseram que isso permite personalizar melhor os compromissos dos clientes.
- 58% disseram que encontram as informações de CRM de que precisam mais rapidamente.
O Copilot for Dynamics 365 Costumer Service aumenta a produtividade dos profissionais
Em outro estudo, foi avaliado como o Copilot no Dynamics 365 Costumer Service impactou a produtividade dos agentes entre abril e julho de 2023 na própria equipe de Costumer Service and Support (CSS) da Microsoft, uma das maiores organizações de atendimento ao cliente do mundo.
Foram estudados dois grupos: 6.500 agentes que utilizaram o Copilot e um grupo controle de 5.000 agentes que não utilizaram o Copilot.
- Os agentes com Copilot tiveram uma redução de 12% no tempo gasto na resolução de um caso.
- 10% dos casos que normalmente exigem colaboração com colegas foram resolvidos de forma independente quando os agentes tiveram acesso ao Copilot, o que significa que menos clientes tiveram que ser suspensos.
O Copilot Fortalece a Segurança Cibernética
Com mais de 3 milhões de vagas não preenchidas no mundo todo, a área da segurança cibernética necessita de uma ferramenta para fortalecer a luta contra ameaças cibernéticas, que crescem e ficam mais graves a cada dia. Em um estudo, foi visto como o Copilot for Security pode ajudar os defensores, independentemente de seu nível de especialização. Foram comparados 149 analistas de segurança recém-ingressados na carreira divididos em dois grupos, um com Copilot e outro sem. Ambos os grupos foram solicitados a identificar scripts usados por invasores cibernéticos, criar relatórios de incidentes e identificar as etapas de correção apropriadas.
Os resultados mostraram:
- Os usuários do Copilot foram 44% mais precisos e 26% mais rápidos em todas as tarefas.
- 86% disseram que o Copilot for Security os ajudou a melhorar a qualidade de seu trabalho.
- 83% disseram que o Copilot reduziu o esforço necessário para concluir a tarefa.
- 86% disseram que o Copilot os tornou mais produtivos.
- 90% disseram que querem o Copilot da próxima vez que fizerem a mesma tarefa.
A Inteligência Artificial Transforma os Processos Internos
A Microsoft entrevistou 18.100 pessoas em 12 países em seis funções chave para entender melhor como a IA generativa transforma o processo de negócios. No geral, foi visto que as pessoas estão sendo consumidas por dívidas digitais. Os profissionais passam mais tempo procurando informações do que de fato as usando em seu trabalho. Além disso, eles disseram que apenas 50% de todo a informação consumida diariamente é necessária para seu trabalho.
- Os vendedores citaram a identificação de oportunidades de vendas (75%) e a unificação de dados de marketing e vendas (74%).
- Os agentes de atendimento ao cliente citaram o encaminhamento inteligente de problemas para os agentes apropriados (70%) e a detecção de tendências nas interações agente-cliente (68%).
- Em finanças, as pessoas citaram a simplificação dos relatórios financeiros (73%) e a validação da qualidade dos dados (72%).
Impulsione a Produtividade da sua Empresa com o Copilot
Os dados mostram que os ganhos de produtividade pessoal do Copilot são reais e significativos. Mas ir além da experimentação individual para construir uma organização alimentada por IA exigirá o compromisso de trabalhar de uma nova maneira. Aqueles que tratam o Copilot não como um mecanismo de busca, mas como um assistente altamente capaz, infinitamente paciente, sempre disponível ganharão mais.
Construa um hábito diário com o Copilot. Como exercitar ou dominar um novo idioma, perceber os ganhos de produtividade do Copilot exigirá prática diária intencional. Quem começar a construir o hábito cedo vai seguir em frente.
Pense como um gerente. Explorar todo o potencial do Copilot requer a capacidade de delegar, exercer bom senso e aplicar conhecimentos especializados no assunto — as habilidades humanas essenciais para uma era da máquina. Cada funcionário precisará gerenciar seu novo assistente e saber quando delegar uma tarefa à IA e quando aplicar sua própria inteligência humana única.
Não desperdice o tempo recuperado. Um dos novos imperativos da liderança é ajudar cada funcionário a ser intencional sobre o tempo que economiza com o Copilot. Os gerentes podem passar mais tempo treinando e cuidando de suas equipes. Os vendedores podem dedicar mais de seu dia de trabalho para construir relacionamentos com clientes e fechar negócios, e os profissionais de marketing podem ganhar tempo para criar novos produtos. No futuro, todos terão mais energia para o trabalho gratificante que tem mais impacto e valor para a organização.